Ruptura

Uma ruptura é uma mudança nas relações pessoais com uma série de objetos, de forma que as novas relações não se alinham com as estruturas de instituições existentes, criando condições para o surgimento de uma nova instituição. Essa transformação é frequentemente chamada de ruptura cognitiva ou epistemológica, e uma ruptura específica nas relações institucionais é chamada de ruptura institucional.

Leia Mais »

Resposta

Um primeiro tipo de resposta responde às questões como: basicamente, essas respostas são constituídas por uma técnica que indica como realizar tarefas de um determinado tipo, à qual se acrescenta o bloco tecnológico e teórico necessário para obter uma completa praxeologia. Um segundo tipo de resposta responde às questões porquê: geralmente consistem em um bloco tecnológico e teórico, que pode gerar novos blocos de práxis, ou vir a desempenhar o papel do logos em uma série de praxeologias que precisam de uma parte do logos. (Veja também Questões.)

Leia Mais »

Representação mental

é tudo aquilo que permite uma visão do objeto na ausência de todo significante perceptível. É geralmente identificado com imagem mental, porém recobrem um domínio mais amplo que o das imagens mentais.

Leia Mais »

Registro de Representação Semiótica

O texto descreve um sistema semiótico que facilita três atividades cognitivas essenciais para a representação: 1) identificar traços perceptíveis como representações de algo dentro de um sistema; 2) transformar essas representações, de acordo com regras do sistema, para gerar novos conhecimentos; e 3) converter representações de um sistema para outro, a fim de gerar novas significações. Além disso, os registros de representação se diferenciam não apenas pela natureza dos significantes, mas também pelas regras associativas e pelas dimensões em que a associação ocorre, como exemplificado pelos números decimais, fracionários e com expoentes.

Leia Mais »